Skip to content

Quem Somos

A Webeto é uma organização de sociedade civil, constituída em 2005. Na língua Nacional de São Tomé e Príncipe, Webeto ou Uê Beto significa “Olhos Abertos”. Tendo sido criada por uma maioria de cidadãos atentos, com residência na Diáspora, e de olhos postos e bem abertos no que se refere à gestão da Coisa Pública em São Tomé e Príncipe, a Webeto nasce da necessidade de organizar essa forma de intervenção cívica. Desde sempre a Web revelou-se uma componente fundamental no tipo de intervenção da organização, bem como uma via privilegiada de comunicação. Apelidar a organização de Webeto (Olhos Abertos via Web) serve objectivamente este propósito.

Influenciar qualquer processo que tenha um impacto positivo na
Transformação social, política e económica em STP, através de acções
definidas nos nossos Objectivos, Dinamizámos um pequeno projecto que se
chamou a “A Coisa Pública” com resultados interessantes, pelo que
decidimos continuar a desenvolver o trabalho necessário para a
consolidação da ideia de que, os bens que nos são comuns, ou bens
públicos, devem estar sujeitos a uma gestão rigorosa e transparente por
parte de quem tem a responsabilidade directa de os gerir.

Poder contribuir para que STP tenha um futuro diferente dos países rotulados com o Paradoxo da Abundância em África. Ou seja, Países que apesar de explorarem recursos naturais, exibem indicadores sociais e económicos com níveis de desenvolvimento abaixo do razoável.

Poder contribuir para o atingimento de resultados em alguns dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável do Milénio (meta 2030).

Fomentar uma gestão responsável dos vários instrumentos de governação e dos Recursos Naturais de STP, vai permitir ao país criar valor e melhorar a sua sustentabilidade. O objectivo de somar estas valias é melhorar a capacidade de investimento em áreas fundamentais como a Saúde, Educação, Água e Saneamento ou Energia, além de contribuir para a Erradicação da Pobreza e levar a uma Redução das Desigualdades.


FILME YOUTUBE AGENDA 2030

https://www.youtube.com/watch?v=j8L1CcanjT8&feature=youtu.be

A Webeto tem desenvolvido uma actividade de cidadania mais centrada na área de Transparência na Gestão do Orçamento Geral do Estado bem como dos Recursos Naturais de São Tomé e Príncipe, tendo trabalhado na consolidação do papel de STP na Iniciativa para Transparência nas Indústrias Extractivas (EITI), entre outras. É desde o início Membro Permanente do Conselho Nacional do EITI.

Aparte isso, a Webeto trabalha em todos os ramos de actividade que entendam como mais adequados à realização dos seus fins, e que deverão contribuir para o desenvolvimento, afirmação e melhor organização da sociedade civil, nomeadamente:

– Estimular, sobretudo, a cooperação cultural, técnica e científica entre STP e os países da CPLP e da África Sub-Sahariana;

– Estabelecer Plataformas e Parcerias para a troca de informação e opinião sobre STP, entre cidadãos e amigos residentes no País e na Diáspora;

– Promover intercambio de experiencias tendo em vista a ado+ção de boas práticas que estimulem a existência de uma cidadania interveniente;

– Executar e promover projectos de investigação em todos os domínios concernentes aos seus fins;

– Realizar e Promover acções de formação e(ou debate através de conferencias, seminários e colóquios;

– Realizar e Promover actividades de fomento cultural e de divulgação, em especial os que têm em vista o reforço do papel da sociedade civil.